"Quintas da Ciência"
A Densidade.
Pedimos aos alunos que separassem em 5 seg. os bocados de maçã e de batata que estavam em duas tigelas. Nenhum dos participantes o conseguiu no tempo limite. De seguida juntámos água às tigelas e logo se deu a separação - os bocados de batata ficaram no fundo das tigelas e os de maçã flutuaram ficando no nível superior da água.
Observámos que por muito pequena que seja uma batata e maior que seja uma maçã se colocadas num recipiente com água, a batata vai ao fundo e a maçã flutua, devido à diferença de densidade das mesmas.
Para entendermos melhor o conceito de densidade fizemos o jogo dos arcos. Num dos arcos entraram o máximo possível de alunos (massa muito densa), noutro entraram poucos, que ficavam com espaços vazios entre si (massa menos densa).
De seguida adicionámos a variante - sal. Colocámos água com muito sal no fundo do recipiente e verificámos que na água salgada a batata também flutua. Juntámos, com cuidado, água sem sal, até encher o recipiente e colocámos a maçã. Verificámos que a batata ficou a flutuar ao nível da água salgada e mais acima ao nível da água doce ficou a maçã.
Para o ano há mais. Beijos
"Quintas da Ciência" Densidade